O que você deseja transmitir no seu ensaio fotográfico profissional?
Sempre que faço essa pergunta, a resposta mais comum é: autoridade. Todos querem fotos que transmitam autoridade.
Quando pergunto o que seria essa autoridade do ponto de vista do meu cliente, as referências geralmente estão ligadas ao arquétipo do governante, com retratos em tons escuros, sombras bem marcadas, roupas retas (blazers, em sua maioria) e um semblante mais sério.
Dá para estruturar um ensaio fotográfico apenas nesse ideal de autoridade? Dá, sim.
Vai funcionar para todo mundo? Não.
Você tem esse arquétipo em você? Você é um líder? Seus clientes e colaboradores te enxergam como alguém a ser seguido? Se estruturar o posicionamento de um ensaio fotográfico fosse tão simples quanto pegar referências e reproduzir sem critérios, todos os profissionais que estão gerando conteúdo teriam acertado na comunicação, o que sabemos que não é verdade.
É bom dizer que as vezes até funciona na imagem, mas não se sustenta no dia-a-dia. Posicionamento é ocupar um lugar em que você cabe, um lugar que você tem meios de florescer. Se você não tem absolutamente nada de governante em você, esse posicionamento será insustentável.
"Tudo bem, Renata, entendi, então por onde começar?”
Primeiro, o básico: Tenha em mente que as pessoas não são iguais, logo, o fato de um profissional da sua área se posicionar utilizando a comunicação (visual e falada) do arquétipo do governante e funcionar para ele, não significa que vai funcionar para você.
Se você já olhou para dentro e concluiu que não tem nada de governante em você, olhe para o seu público. O que ele espera de você? O que faz ele voltar e te indicar?
Talvez o seu público queira enxergar em você acolhimento. Talvez o cuidado com que você escuta as dores do seu cliente, a paz que você transmite no seu tom de voz e o sorriso que traz no rosto sejam o autoridade que o seu público vê em você.
Talvez goste da sua quebra de padrão. De você ser alguém que não está seguindo a manada e que tem um opinião diferente. Ou talvez queira a sua opinião, porque ela importante muito para essa pessoa.
Já se fez essa pergunta? O que o seu público enxerga em você e o que faz ele voltar é uma das chaves para o seu posicionamento ser assertivo. Tendo isso em mente, podemos definir juntos cores, luz e roupas para o seu ensaio.
Você quer viver a experiencia de um ensaio fotográfico estratégico comigo?
Aguardo o seu contato.
Renata Ísis :*