Sabe aquela vontade de fazer um ensaio fotográfico? Pois é, todo dia eu respondo mensagens no Instagram ou no WhatsApp de mulheres que QUEREM fazer um ensaio fotográfico, tem várias referências salvas, gostam no meu estilo de foto e não dão continuidade ao agendamento do ensaio.
Isso tanto para ensaio feminino quanto para profissional. Se de um lado temos todo um sonho de ter uma foto bonita de lingerie, de outro, temos uma necessidade latente, que é de estar presente nas redes sociais com o posicionamento adequado. Ambos são urgentes e ordinariamente protelados.
Quem é você na fila desse pão?
Você já se perguntou o que te faz, realmente, sabotar o seu ensaio fotográfico?
As desculpas mais comuns que escuto são:
- “Quando eu emagrecer eu faço”;
- “Quando estiver com a autoestima melhor eu faço”;
- “Vou comprar as roupas e volto para marcar”;
- “Vou convencer meu marido e volto”;
- “Quero fazer no local X, com maquiador, video…, quando tiver o orçamento para esses serviços eu marco”;
Já teve parente doente e cachorro também (imediatamente após saber que o próximo passo era marcar a data).
“Ahh Renata, mas por que você tá dizendo que é uma desculpa? Pode ser real”. Será?
Será que alguém que entra em contato, me conta que está com a suas referências salvas, que é um sonho de muito tempo, que quer fazer as fotos para marcar um recomeço ou que precisa das fotos para agregar valor ao seu negócio, realmente, tem um motivo legítimo para mudar de ideia na hora de agendar a data do ensaio.
Tenho uma notícia triste para vocês: nunca vi ninguém voltar depois de me dizer que vai primeiro emagrecer. Essa busca por um corpo ideal é utópica. Fazer algo apenas depois de estar com um padrão de corpo é o segredo para não fazer nada.
De outro lado, já vi muitas mulheres que encaram a sessão fotográfica como um meio de amar a sua versão de hoje, com todas as cicatrizes que fazem parte do caminhar da vida e fizeram as pazes com o espelho. Saíram transformadas do estúdio. Estar bem consigo mesma é de dentro para fora e só construimos isso em movimento.
Não coloque roupas, hotel, cabelo e maquiagem como um obstáculo. Se não quiser, você não precisa fazer um mega investimento em roupas novas, cabelo e maquiagem. Eu te ofereço uma locação sem qualquer custo adicional, use o que você tem (certeza que tem um monte de looks legais no seu guarda-roupa) e faça você mesma seu próprio cabelo e maquiagem. Nessa hora, menos é mais.
Outra coisa, dinheiro e tempo são sempre questões de prioridade. Se é importante para você, sempre há tempo e dinheiro.
Como sempre digo, fotografia só supérfluo até a hora que você quer/precisa de uma foto e não tem. E isso serve para qualquer tipo de fotografia.
Não seja a pessoa que deixa tudo para a ultima hora (ou para um depois sem data). Marque o seu ensaio e vá de coração aberto para viver a experiência, você não vai se arrepender.
Aguardo o seu contato.
Renata Ísis :*