Há quem diga que o superpoder de um fotógrafo é o de congelar o tempo. Não nego que esse super poder tem a sua razão de ser. Afinal, a grande maioria das pessoas busca ser fotografada em datas comemorativas, com o objetivo de guardar (“congelar”) determinado momento, podendo “voltar no tempo” todas as vezes que olhar aquelas fotos.
.
Congelar o tempo é um poder legal. Aquece o meu coração aquela mensagem da cliente dizendo que viu as fotos e que lembrou de cada detalhe do dia que foi fotografada, de como saiu mais leve do ensaio ou da felicidade que sentiu quando se viu toda poderosa de lingerie, mas o superpoder que eu mais gosto é o de ter um terceiro olho ou uma visão de raio x.
.
Quando eu viro a máquina pra pessoa, ela me possibilita enxergar além do exterior, muito além. Minhas lentes identificam insegurança, fragilidade, timidez, beleza, poder, sensualidade e tantos outros atributos, principalmente onde ela não vê.
.
Ela me permite essa visão, pois antes de eu enxergar em outra pessoa, eu enxerguei em mim.
.
A fotografia me mostrou, antes de tudo, as minhas fragilidades, inseguranças e timidez (de todas as ordens), para, depois de identificados, me mostrar quanto poder, sensualidade e talento estavam escondidos/reprimidos de mim mesma. Sou mais consciente de mim, enquanto mulher, esposa, mãe, artista, “resolvedora de perrengues” e “buscadora de soluções”, em razão da fotografia.
.
É justamente porque já fui muito insegura, já pensei mais nos julgamentos sociais e nos rótulos do que naquilo que eu realmente queria fazer (claro tenho meus momentos rs), que eu reconheço isso em quem estou fotografando. O ensaio flui de uma maneira leve, porque eu já fui essa mulher do outro lado da lente que estava insegura e que precisou de tempo para achar sua fonte de poder, beleza e sensualidade sem meus julgamentos.
.
A fotografia me permitiu olhar pra dentro de mim e, por consequência, para dentro de vocês. E é por isso que o ensaio flui de uma maneira leve e, mesmo a mais tímida/insegura das clientes, sai do ensaio com uma visão mais carinhosa de si mesma. Já experimentou essa sensação?
.
Me diz aí, visão de raio x é melhor que congelar o tempo, né?